Os alunos vão ter a oportunidade de conhecer mais sobre o artigo 11 do Acordo de Facilitação do Comércio – AFC da OMC (Organização Mundial do Comércio (OM)
A CIT (Câmara Internacional da Indústria de Transportes) e a UNCTAD (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) firmaram uma parceria, promovida pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), para capacitar coordenadores nacionais de trânsito em fronteiras.
O curso Contreti (Coordenadores Nacionais de Facilitação do Comércio) tem o objetivo de formar profissionais que possam contribuir com o desenvolvimento empresarial, industrial, comercial e, sobretudo, humano na construção do conhecimento regional em relação às questões de facilitação do comércio nas fronteiras regionais e internacionais.
Para isso, a capacitação conta com quatro grandes temas:
- Implementar o AFC (Acordo de Facilitação do Comércio) da OMC, especificamente o artigo 11, reforçando e aprimorando o conhecimento dos participantes sobre as disposições do acordo relacionadas ao trânsito.
- Sensibilizar quanto ao papel de coordenador nacional de trânsito para fazer funcionar a liberdade de trânsito, facilitando a colaboração e comunicação entre os países vizinhos.
- Promover o cumprimento dos instrumentos internacionais sobre comércio e trânsito pelos países-membros, aumentando a compreensão dos participantes sobre os benefícios desses acordos e as ferramentas práticas para facilitar o comércio.
- Promover a cooperação regional para obter o máximo benefício da implementação de medidas de facilitação do comércio.
Facilitação de comércio
O principal assunto do curso é o AFC (Acordo de Facilitação de Comércio), estabelecido pelos Estados-membros da Organização Mundial de Comércio e adotado pela entidade desde 2013. Ele dispõe de várias diretrizes para contribuir com a reestruturação de procedimentos aduaneiros, com o intuito de descomplicar o trânsito de bens entre os países.
Ao concluir o curso, os alunos poderão auxiliar a disseminá-lo pelas alfândegas mundo afora. É que a capacitação vai permitir aos alunos conhecer mais detalhadamente o acordo, principalmente seu artigo 11, para promover a modernização dos processos alfandegários. Assim, poderá diminuir tempo e custos nas operações de exportação e importação, estimulando mudanças que aumentem a competitividade do mercado.
Isso tudo será disponibilizado em conteúdos para estudo, além de exercícios em grupo, testes e webinars com especialistas internacionais. E, ao fim do curso, você sai com a certificação de Coordenador Nacional de Facilitação de Comércio. Tudo isso de graça!
Como o curso vai funcionar
– Modalidade: a distância, pela plataforma de e-learning UNCTAD/ONU.
– Língua: espanhola.
– Duração: 6 semanas.
– Acesso a conteúdo teórico em módulo de formação autodidata.
– Testes e exames.
– Exercícios de grupo.
– Pelo menos dois webinars organizados com especialistas internacionais.
Inscreva-se
Ficou interessado? Sua instituição ou empresa participa da Rede de Transporte Internacional – RTI da CIT? Mande e-mail para certificate@cit-international.org com seus dados de contato e peça mais informações. O prazo para a seleção é 30 de setembro.
Você não vai querer perder a oportunidade de:
– Sair com uma certificação internacional da CIT e da ONU com o título Coordenador Nacional de Facilitação Comercial.
– Participar de uma capacitação que promove o intercâmbio cultural nas fronteiras.
– Otimizar o tráfego comercial nas fronteiras.
– Padronizar os procedimentos em todo o supply chain da RTI.
Fonte: Agência CNT Transporte Atual