Ao todo, 35 alunos de 15 empresas irão participar da capacitação destinada a profissionais do setor ferroviário
Foi iniciada, nesta segunda-feira (24), a 3ª turma da Certificação Internacional em Gestão de Sistemas Ferroviários e Metroferroviários. Ao todo, 35 alunos, de 15 empresas, participaram da aula inaugural, que ocorreu na sede da CNT (Confederação Nacional do Transporte), em Brasília (DF).
A capacitação é destinada a profissionais que atuam em empresas que operam o transporte de cargas e de passageiros sobre trilhos no Brasil. O curso é ministrado pela renomada DB Rail Academy, do Grupo Deutsche Bahn, um dos líderes mundiais em operação e serviços de mobilidade de passageiros e logística. O grupo atua nos modais ferroviário, rodoviário, marítimo e aeroviário em mais de 130 países.
O curso faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pelo ITL e promovido pelo SEST SENAT. A capacitação conta com a cooperação da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos) e da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários) na divulgação da seleção entre os empregados das companhias associadas. Desde o seu início, a certificação já formou 72 alunos de 25 empresas ligadas ao modal ferroviário.
A diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, destacou que os alunos do curso foram escolhidos por meio de critérios rigorosos e que o ITL investe no setor para que todos possam desenvolver se desenvolver como pessoas e levem conhecimento para dentro das empresas. “Apostamos no ser humano para que eles possam se tornar ainda melhores gestores”.
Já a diretora adjunta do ITL, Eliana Costa, disse que, com muito esforço, mais uma turma estava sendo iniciada o modal ferroviário na casa do transporte. “A CNT apoia projetos que trazem a multimodalidade para o setor e uma troca de experiência entre os segmentos de cargas e de passageiros. Por isso, oferecemos essa capacitação única em toda a América Latina.”
A diretora executiva adjunta da CNT, Fernanda Rezende, frisou que o transporte move o Brasil, e que, por isso, a CNT aposta nos estudos e no conhecimento para levar soluções às demandas do setor de transporte. “Já temos mais de 450 estudos que, ao longo do tempo, vêm auxiliando todo o setor transportador.”
O curso tem carga horária mínima de 420 horas, ministradas em encontros presenciais e a distância. Os encontros presenciais ocorrem ao longo de cinco dias consecutivos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O curso tem duração de, aproximadamente, 18 meses.
Integração do setor
O presidente da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos), Joubert Flores, destacou que o curso foi formatado para atender o setor. “Hoje ele é de interesse de todas as operadoras”. Já a diretora executiva da ANPTrilhos, Roberta Marchesi, explicou que, hoje, os alunos possuem, em sala de aula, o que existe de melhor sobre o transporte metroferroviário. “As operadoras estão atentas aos alunos, pois sabem que eles estão no mais alto nível de gestão. ”
A superintendente da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários), Ellen Martins, ressaltou que a qualificação transforma os modais. “É uma alegria ver o investimento em educação integrando os modos de transporte”.
Para o diretor executivo do Grupo Deutsche Bahn, no Brasil, Peter Mirrow, a abertura dessa nova turma é muito importante, pois ocorre em um momento de dinamismo do setor, com a renovação das concessões das ferrovias e do Programa Pró-Trilhos, que traz uma demanda de profissionais ainda mais capacitados.
Na avaliação de Marcus Rogerio Viana Jorge, ex-aluno e diretor de manutenção da Rumo, o curso é completo e traz o conhecimento diferenciado que os gestores precisam para o cotidiano. “Com uma didática de vanguarda e uma grande dinâmica. ”
Fonte: SEST SENAT