Interrupção total do trânsito acontecerá na terça, quarta e quinta-feira, a partir das 13h45, para a execução de uma rua lateral no trecho
Depois dos bloqueios do final de semana para a retirada da antiga passarela da Estação Trensurb de Esteio, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que nesta terça-feira, a partir das 13h45, ocorrerá uma nova interrupção no trânsito, de forma total, na BR 116 em ambos os sentidos, entre os km 256,5 e km 256,8, em Esteio, para a execução de uma rua lateral no trecho. O local estará devidamente sinalizado e a previsão da autarquia é que a intervenção dure 15 minutos.
Os bloqueios se repetirão na quarta e quinta-feira, no mesmo horário. A alternativa para quem trafega na região será BR 448. A ação faz parte das melhorias operacionais e de segurança viária da BR 116, aumentando a capacidade de tráfego e fluidez ao longo da rodovia. No local estão em andamento as obras dos viadutos de duplicação da BR 116 e do viaduto Celina Kroeff, no bairro Novo Esteio. O projeto prevê a construção de três viadutos no local. Um deles lateral ao existente, com cerca de 180 metros de comprimento e pista dupla, que permitirá a duplicação da passagem por cima da rótula de Esteio, no sentido interior-capital. O viaduto atual será utilizado no sentido capital-interior, transformando a faixa da direita em rua lateral.
Já o viaduto Celina Kroeff terá 161 metros de comprimento e pista dupla, permitindo uma maior fluidez no trânsito entre a avenida Celina e a BR 116, em ambos os sentidos. Já o terceiro viaduto, de retorno à BR 116, próximo ao km 257,5, terá 68 metros de comprimento e três faixas em cada sentido. Os trabalhos estão sendo executados pelo Consórcio BR 116 Norte, composto pelas empresas MAC Engenharia, Sogel Construtora, ETERC Engenharia e Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia Ltda. O investimento total dos três viadutos, incluindo a pavimentação das ruas laterais, é de aproximadamente R$ 120 milhões. De acordo com a autarquia, o prazo de conclusão dos serviços está previsto para o fim do segundo semestre deste ano, mas até lá estão previstos novos bloqueios que serão comunicados.
Fonte: Correio do Povo / Foto: Fernanda Bassôa / Especial CP