Fundada em Porto Alegre, no dia 17 de julho de 1991, com a participação dos cinco sindicatos de empresas de transporte rodoviário de cargas do RS: SETCERGS (Porto Alegre), SETCESUL (Pelotas), SINDIBENTO (Bento Gonçalves), SIVECARGA(Caxias do Sul) e SINDISAMA (Santa Maria), a Federação das Empresas de Logística e Transporte do RS – FETRANSUL foi constituída para ampliar a representatividade do setor, possibilitando que os transportadores gaúchos tivessem voz e voto na Confederação Nacional do Transporte (CNT).
Romeu Nerci Luft, então presidente do SETCERGS, liderou a articulação da Federação, tendo se tornado o primeiro presidente da FETRANSUL A criação da Entidade fez parte de uma reestruturação nacional do segmento. Dois anos depois, em 1993, foi criado o SEST SENAT. Para dar conta da implantação do Sistema S do Transporte, era necessário contar com entidades federativas regionais, pois o sistema havia definido a formação dos Conselhos Regionais do SEST SENAT.
A Entidade presta reconhecimento às lideranças que contribuíram para sua trajetória de mais de três décadas.
Ao longo de sua história, a FETRANSUL foi implantando novos sindicatos no interior do RS, ampliando a base de representação setorial, assim como fortalecendo iniciativas regionais. Presentemente a Federação conta com treze sindicatos em sua base e atua engajada nacionalmente com a Confederação Nacional dos Transportes – CNT.
A FETRANSUL também preside o Conselho Regional do SEST SENAT do RS. Os serviços de qualificação e formação profissional, bem como de assistência social ao trabalhador do Transporte, são prestados por 13 unidades operacionais.