Diesel verde e Programa Renovar são temas de reunião do GT de transição energética, coordenado pela CNT

O grupo é formado por empresários do setor transportador comprometidos e interessados em investir em veículos menos poluentes e com novas tecnologias

Diesel verde e Programa Renovar foram temas da terceira reunião do grupo de trabalho (GT) de transição energética, coordenado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte). O encontro online ocorreu na última quarta-feira (24). O colóquio foi aberto pelo diretor-executivo da CNT, Bruno Batista, e a diretora executiva adjunta da CNT, Fernanda Rezende. Pela CNT, também estiveram presentes as gerentes executivas Ambiental, Erica Marcos, e de Economia, Fernanda Schwantes, e o assistente técnico Jader da Silva Vaz.

O representante da empresa Neste, Oscar Garcia, especializada na produção de diesel verde, explanou sobre a experiência norte-americana com este combustível, no estado da Califórnia. Também conhecido por HVO (óleo vegetal hidrotratado, na sigla em inglês), o diesel verde é quimicamente idêntico ao diesel fóssil, derivado do petróleo. Assim, como o biodiesel de base éster, é de origem vegetal ou animal, mas se diferencia em qualidade por não conter oxigênio em sua composição — ou seja, não corre risco de congelamento e de oxidação.

Segundo Garcia, em 2022, o diesel verde ultrapassou o abastecimento de biodiesel nos Estados Unidos, devido ao incentivo do estado ao mercado de carbono e ao não mandato de mistura de biodiesel no diesel, como ocorre no Brasil.

Por parte da CNT, Schwantes falou sobre o Programa Renovar, do governo federal. Criado por medida provisória em 2022, tem por objetivo investir em iniciativas de renovação de frota de veículos e retirada progressiva de circulação dos ônibus e caminhões em fim de vida útil. Visa também incentivar a adoção de tecnologias mais novas e menos poluentes e busca, ainda, promover a economia circular no sistema de mobilidade e logística do país, além de melhorar a qualidade de vida dos profissionais de transporte e da sociedade como um todo.

O encontro reuniu empresários do setor transportador comprometidos e interessados em transição energética que participaram das missões da CNT. A próxima reunião do GT ficou marcada para o final de agosto.

Por Agência CNT Transporte Atual

Compartilhe esta notícia

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
plugins premium WordPress