Reunião com o Ministério dos Transportes, Slocat e UIC reforça a articulação internacional rumo à COP30, com foco na transição energética e na descarbonização do setor
Como parte da preparação para a COP30 – a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA) –, representantes do Sistema Transporte participaram, nessa segunda-feira (14), de uma reunião com lideranças do Ministério dos Transportes e das organizações internacionais Slocat (Partnership on Sustainable, Low Carbon Transport), UIC (União Internacional de Ferrovias) e do Climate and Sustainability Global Status Report.
O encontro teve como objetivo alinhar ações para o calendário pré-COP e consolidar uma estratégia internacional integrada para o setor transportador, com foco em ampliar a presença do tema transporte na Blue Zone da conferência – espaço oficial de negociações climáticas.
Durante a reunião, a equipe da CNT apresentou os principais projetos e estratégias do Sistema Transporte voltados à transição energética e à descarbonização da mobilidade. Entre os destaques, esteve o projeto Estação do Desenvolvimento – Transporte, Infraestrutura e Sustentabilidade, que será instalado em Belém, durante a Conferência, para promover debates e apresentar soluções sustentáveis para o setor.
A secretária-geral da Slocat, Maruxa Cardama, destacou o interesse em ampliar a cooperação com o setor transportador brasileiro, especialmente por meio da troca de experiências e da atuação conjunta em iniciativas climáticas. Já a assessora sênior da UIC, Joo Hyun Ha, ressaltou a importância da articulação internacional para o avanço de uma mobilidade ferroviária mais sustentável.
Pela CNT, participaram do encontro João Guilherme Abrahão, gerente executivo de Governança e Gestão Estratégica; Maria Carolina Noronha, assessora governamental; e Thiago Thichetti, coordenador técnico. O Ministério dos Transportes foi representado pelo subsecretário de Sustentabilidade, Cloves Benevides, e por Fani Mamede, chefe substituta da Assessoria de Participação Social e Diversidade.
As instituições também discutiram a realização de eventos conjuntos durante a COP30, com o objetivo de ampliar a visibilidade internacional das ações do setor transportador rumo à sustentabilidade, além da viabilidade de instalação de um espaço temático permanente na Blue Zone da conferência.
Por Agência CNT Transporte Atual