O Ministério do Planejamento e Orçamento deu início a uma fase de consultas à sociedade para estabelecer um plano de desenvolvimento nacional sob a bandeira “Estratégia Brasil 2050”. A primeira reunião/consulta ocorreu na tarde ontem, 24 de abril, em Porto Alegre, no auditório do Ministério Público do Estado. Estiveram presentes representações públicas e privadas de instâncias municipais e estaduais. Entidades empresariais também participaram. A Fetransul representou o transporte e logística, por meio de seu diretor de Infraestrutura, Paulo Ziegler.
A iniciativa do governo federal observa diretrizes da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), uma organização internacional intergovernamental que promove o desenvolvimento econômico e social dos seus países-membros, através da cooperação e troca de experiências e boas práticas.
Ao propor uma visão de futuro, tendo como referência o ano de 2050, os estudos estratégicos levam em consideração as mudanças climáticas, a transição demográfica, infraestrutura e macroeconomia. Um dos aspectos mencionados com ênfase na reunião foram as enchentes do RS no ano passado. A secretária nacional do Planejamento, Virginia de Ãngelis de Paula, destacou que a partir de 2042 a população do Brasil começara a diminuir.
Uma mesa de convidados da organização expressou expectativas setoriais. As sugestões que mais destacaram foram relacionadas à segurança pública, educação, mercado de trabalho, meio ambiente e infraestrutura, aspecto este, considerado um gargalo que ameaça o futuro do país. A Fetransul fará o encaminhamento através do portal criado para este projeto (veja a seguir).
Além de reunião promovida na capital, toda a sociedade está sendo estimulada a participar encaminhando sugestões até 31 de maio, através do link brasilparticipativo.presidencia.gov.br
