Medida Provisória da Liberdade Econômica pauta retomada do crescimento
julho 19, 2019O tradicional evento “Tá na Mesa” organizado pela FEDERASUL, nesta sexta, 19 de julho, teve como palestrantes Paulo Uebel, secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, e o deputado federal Jerônimo Goergen.
A Fetransul foi representada no evento por Gilberto Rodrigues, diretor executivo, e por Raquel Caleffi, assessora jurídica. Uebel abriu o encontro explicando a metodologia que será aplicada após a aprovação da Medida Provisória da Liberdade Econômica. Segundo ele, deverá ter três fases:
- Fase 1 : Identificação de problemas;
- Fase 2 : Pesquisa por soluções;
- Fase 3 : Alinhamento e benchmarks.
As premissas da MP são: igualdade de oportunidade para pequenos e médios empreendedores, o foco do Estado nas situações de risco, e o respeito ao federalismo. Além destas, o secretário afirma a necessidade da desburocratização e simplificação para os pequenos empreendedores. Uebel mencionou vários incisos de artigos considerados importantes da MP que tratam da liberdade de horários e dia para produzir, empregar, gerar renda, o efeito vinculante para decisões administrativas, imunidade burocrática para inovar, o respeito aos contratos empresariais privados, fixação de prazo e aprovação tácita, fim do papel e Brasil digital, entre outros.
Já o deputado Goergen enfatizou que a MP precisa ser aprovada até 28/08/2019, caso contrário ela perderá sua validade e não poderá ser reeditada. Ele conclamou as entidades presentes a mobilizarem-se para sua aprovação no Congresso Nacional, salientando que haverá pouco tempo para isso, principalmente em função do recesso parlamentar.