Seminário debate soluções de infraestrutura rodoviária para região metropolitana
março 24, 2023O Grupo Editorial Sinos promoveu nesta sexta, dia 24 de março, o Seminário de Mobilidade da Região Metropolitana do RS. E evento reuniu no auditório da Unisinos, em São Leopoldo, o governador Eduardo Leite, o secretário dos Transportes, Jovir Costella, inúmeros deputados estaduais e federais, bem como autoridades municipais e empresariais da região metropolitana. O Sistema Fetransul foi representado pelo diretor de Infraestrutura, Paulo Ziegler.
O encontro teve como pauta a apresentação dos estudos da rodovia RS 010, ligando a BR 290 e a RS 239, entre Cachoeirinha e Sapiranga; versou também no conjunto de melhorias e ampliações de capacidade que está sendo feito na BR 116 entre Porto Alegre e Dois Irmãos; o terceiro tema foi a extensão da BR 448 de Sapucaia do Sul até a RS 240, na Scharlau.
Jovir Costella apresentou o EVTEA (Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental) da RS 010. O secretário informou que existem três possibilidades de traçado, todos próximos um do outro. A rodovia terá 41 km e tem custo estimado em R$ 1,7 bilhão. As próximas etapas deste projeto são a execução de um projeto executivo, as audiências públicas e a definição de como será viabilizada a obra, se com recursos públicos ou através de uma PPP.
Coube ao Superintendente do DNIT no RS, Hiratan Pinheiro da Silva, apresentar as intervenções que estão sendo realizadas na BR 116, sobretudo entre Porto Alegre e Novo Hamburgo, para aumentar sua segurança e capacidade de tráfego. A rodovia federal deverá ser dotada de terceira pista em todos os trechos, incluindo viadutos. No acesso à Vila Scharlau, na RS 240, serão construídas passagens de nível que eliminarão a sinaleira hoje existente. O trecho entre Estância Velha e Dois Irmãos, totalizando 14 km, será duplicado.
Sobre a BR 448, estão sendo avaliadas novas providências, como o acesso já previsto para a Expointer, em Esteio, assim como o prolongamento da rodovia entre Sapucaia do Sul e RS 240, na Scharlau, em São Leopoldo.
O conjunto destas ações visa aliviar a pressão de trânsito na BR 116 e dotar a região metropolitana de uma malha viária mais adequada ao aumento da frota e ao desenvolvimento econômico regional.