Tá Na Mesa – RS precisa repensar seu futuro e definir prioridades
agosto 22, 2024Economista Aod Cunha instigou lideranças empresariais a buscar uma agenda única
O encontro semanal do evento “Tá na Mesa” promovido pela Federasul, teve como convidado desta quarta, dia 21, o economista Aod Cunha. Através de um extenso conjunto de informações estatísticas, o ex-secretário da Fazenda do RS demonstrou que o RS tem crescido menos que os demais estados da Região Sul. Entre 2010 e 2023 nosso PIB avançou 24% enquanto o de SC cresceu 59%, por exemplo. Nosso crescimento populacional também é muito inferior à media nacional: 1,8% nos últimos 12 anos, ante 6,8% do Brasil
O economista provocou as lideranças empresariais a terem uma agenda única comum com ênfase no longo prazo, para reconstrução do estado. Ofereceu um enfoque nas questões estruturais do RS, chamando a atenção para a educação, dívida pública e a falta de uma política pública de desenvolvimento. “Os governos trocam de quatro em quatro anos, mas as entidades são permanentes”, argumentou Cunha.
A palestra do economista provocou um olhar de reconstrução que exceda o episódio das enchentes, demonstrando que a economia do estado está gradativamente perdendo força em comparação com outras unidades da Federação.
A Fetransul esteve representada no evento por seu presidente, Francisco Cardoso, e pelo diretor de Infraestrutura, Paulo Ziegler.
Na sequência do Tá na Mesa, os presidentes de federações empresariais do RS tiveram uma reunião na sede da Federasul.