Ecosul não terá concessão prorrogada; novos estudos ficam prontos até final do ano
outubro 28, 2024O contrato de concessão da Ecosul para administrar o Polo Rodoviário de Pelotas não será prorrogado, conforme informou a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nesta sexta-feira (25). De acordo com uma nota enviada pelo órgão à reportagem, o “projeto citado não foi considerado apto para a repactuação”. O prazo de concessão dos trechos das BR-392 e BR-116 termina em março de 2026. Atualmente, o pedágio nas praças dessas rodovias é considerado um dos mais caros do Brasil, custando R$ 19,60 para veículos leves.
A ANTT também informou que os estudos para a relicitação do trecho estão sendo conduzidos pela Infra S.A. O órgão aguarda a aprovação desses estudos pelo Ministério dos Transportes para dar prosseguimento ao projeto, com a realização da etapa de audiência pública. Questionada sobre o motivo que impediu a prorrogação do contrato, a ANTT afirmou, por meio de sua assessoria, que “não pode repassar esses detalhes, pois todos os termos em análise na SecexConsenso (TCU) são confidenciais.”A Infra S.A. confirmou que está na fase final de elaboração dos estudos para a nova concessão do polo Rodoviário de Pelotas, no Rio Grande do Sul. “O trabalho é desenvolvido dentro das diretrizes estabelecidas pela nova Política de Concessões do Ministério dos Transportes e será submetido para aprovação da pasta até o final deste ano.”
A reportagem entrou em contato com a Ecosul, que informou não ter sido comunicada oficialmente da decisão. “Independentemente do desfecho das discussões sobre o futuro do Polo Rodoviário de Pelotas, a Ecosul reforça seu compromisso de seguir operando a rodovia e prestando todos os serviços de atendimento aos usuários, dentro dos padrões de qualidade e segurança, até o término do contrato de concessão, em março de 2026”, declarou a empresa em nota.
Recentemente, uma pesquisa realizada pela Fetransul (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul) apontou que 89% dos usuários entrevistados do Polo Rodoviário de Pelotas acreditam que uma nova licitação com outra empresa reduziria as tarifas e aumentaria os investimentos na região. Em contrapartida, a Ecosul afirmou que, em uma pesquisa feita pelo Instituto de Opinião Pública (IPO), 72,6% dos entrevistados apoiavam a proposta de prorrogação da concessão com um novo modelo de contrato com a empresa. A Ecosul administra as rodovias desde 1998.
A assessoria da empresa informou ainda que o próximo reajuste do pedágio está previsto para 1º de janeiro, mas o valor ainda será calculado pela ANTT.
Entenda
A Ecosul pleiteava junto ao Ministério dos Transportes uma prorrogação de sua gestão por até quinze anos, propondo, como contrapartida, investimentos em infraestrutura e uma redução no valor da tarifa de pedágio para R$ 11. A empresa administra cinco praças de pedágio nos trechos da BR-116 e BR-392, no sul do Rio Grande do Sul. A proposta incluía também novas obras na BR-392 e na ponte sobre o Canal São Gonçalo, entre Pelotas e Rio Grande. O ministério chegou a demonstrar abertura para estender o contrato de concessão sob novos moldes.
Fonte: JC Bárbara Lima – Repórter / Foto: EVANDRO OLIVEIRA/JC