Workshop sobre free flow, com participação da CNT, debate avanços no pedágio eletrônico
novembro 28, 2024Nova modalidade de cobrança pode trazer mais agilidade às viagens nas rodovias e justiça tarifária para motoristas e empresas
A CNT (Confederação Nacional do Transporte) participou, nessa terça-feira (26), do 3º Workshop Free Flow, promovido pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) em Brasília. O evento debateu essa nova modalidade de cobrança de pedágio no Brasil, que pode substituir as praças físicas, utilizando pórticos e câmeras para identificar a passagem dos veículos e classificá-los para a cobrança das tarifas de tráfego rodoviário.
O evento contou com o painel “Voz do Usuário”, que abordou os impactos, desafios e benefícios da implantação do sistema. Representando a CNT, a assessora governamental Maria Carolina Noronha destacou os avanços obtidos com a regulamentação do free flow. A proposta busca melhorar a fluidez do tráfego, reduzir custos operacionais e ampliar a justiça tarifária, além de proporcionar uma experiência mais segura para os usuários.
A adoção do free flow já apresentou resultados promissores, como baixos índices de inadimplência e maior eficiência no tráfego no projeto-piloto implementado pela concessionária CCR, na BR-101. Maria Carolina ressaltou que, na Resolução do Contran nº 1.013/2024, foram atendidas as demandas dos usuários para trafegar num ambiente de free flow com segurança, transparência e comunicação.
“A resolução aborda a notificação dos usuários (pessoas físicas e jurídicas) ao passarem pelos pórticos, a garantia de espaço para que cargas especiais também passem pelos pórticos, a possibilidade de contestação de cobrança, a interoperabilidade de sistemas de cobrança, bem como a realização do pagamento em até 30 dias, temas demandados pelas entidades da base da CNT”, explica a assessora governamental.
Apesar dos avanços, Maria Carolina ressaltou a necessidade de ajustes. “A avaliação da vantajosidade da implantação do free flow não se resume à mera substituição de praças de pedágio em trechos metropolitanos, mas também abrange a possibilidade de redução da quilometragem dos segmentos para permitir a justiça tarifária, benefício direto ao usuário da via”, afirma.
Por Agência CNT Transporte Atual