Seminário de Rodovias Inteligentes apresenta tecnologias que qualificam estradas do RS

novembro 29, 2024 Off Por Site Fetransul

Concessionária Rota de Santa Maria vai adotar fiscalização de peso em movimento (HSWIN)

A Secretaria da Reconstrução Gaúcha promoveu nesta quinta, 27 de novembro, o 1º Seminário de Rodovias Inteligentes. O evento ocorreu no auditório da FAMURS em Porto Alegre. Pedágio eletrônico (Freeflow) e pesagem eletrônica (HSWIM) foram dois temas em destaque nas palestras.

A concessionária das rodovias para a Serra Gaúcha- CSG apresentou a sua experiência pioneira no RS com a implantação do freeflow. Ricardo Peres, diretor da empresa, relatou que a fase experimental (sandbox) mostra-se exitosa, pois a inadimplência é de apenas 3,5% para automóveis e de 1,8% para veículos comerciais. Passada a fase de testes, o processo de implantação de novos arcos poderá fracionar a tarifa ao longo das rodovias concedidas e definir novos parâmetros tarifários, mais baixos.

A CSG também apresentou seu sistema de análise de tráfego que emprega sensores ao longo das rodovias, viabilizando a gestão não intrusiva do tráfego das estradas. Anunciou ainda, uma parceria com a operadora TIM, pela qual passará a disponibilizar sinal 4G para telefones celulares ao longo dos 271 km de rodovias que estão sob concessão.

Pesagem em movimento

A Ecovias Cerrado, que administra trechos das BRs 365 e 364, entre o estado do MG e GO, apresentou o projeto pioneiro, prestes a encerrar a fase experimental, em que a fiscalização do peso dos caminhões ocorre sem paradas ou redução de velocidade. O período de testes de quatro balanças com alta tecnologia, importadas da Europa, compreende o período de junho/23 até junho/25. As balanças em operação já estão homologadas pelo Inmetro e demostraram alta precisão (variação máxima de 1,8 %). No período de testes não ocorreram autuações. E as medições mostraram que 9,5% dos caminhões usaram as rodovias com sobrepeso. Comparando com os sistemas tradicionais de fiscalização, que constataram apenas 0,30% de eventos de sobrepeso, o case desta concessionária mostrou toda sua eficiência. A partir das próximas duas semanas o sistema passa a funcionar em caráter definitivo, multando o excesso de peso mediante registros fotográficos, sem reter os infratores.

Novas tecnologias

O professor de Engenharia da UFRGS, Daniel Garcia, apresentou, junto com alunos dos cursos de mestrado da universidade, quatro cases em que o LASTRAN – Laboratório de Sistemas de Transporte ensaia situações reais de rodovias por meio de realidade virtual. Os temas envolvem a segurança de tráfego, possibilitando análises em ambientes virtuais.

Concessionaria Rota de Santa Maria

 Também no contexto de tecnologia, a concessionária gaúcha que opera a RS 287, apresentou o case de uso de IA para auxiliar o sistema de monitoramento de câmeras da rodovia.  No encerramento do Seminário, o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, assinou termo aditivo ao contrato da Rota de Santa Maria que também vai adotar a pesagem em movimento (HSWIM) na RS 287. O processo terá a fase de homologação, e uma vez aprovado, o sistema passará a autuar caminhões com excesso de peso. A empresa será a primeira do RS a empregar esta tecnologia.

Segundo Paulo Ziegler, diretor de Infraestrutura da Fetransul, o evento técnico foi esclarecedor sobre o quanto as novas tecnologias deverão tornar as rodovias brasileiras conceitualmente inteligentes e mais seguras. “Desenha-se um cenário em que as privatizações abandonam o modelo tradicional de praças de pedagio, fiscalizações convencionais e custo-benefício discutível. O futuro poderá ser melhor”, especula o representante da Federação