Seminário de Rodovias Inteligentes apresenta tecnologias que qualificam estradas do RS
novembro 29, 2024Concessionária Rota de Santa Maria vai adotar fiscalização de peso em movimento (HSWIN)
A Secretaria da Reconstrução Gaúcha promoveu nesta quinta, 27 de novembro, o 1º Seminário de Rodovias Inteligentes. O evento ocorreu no auditório da FAMURS em Porto Alegre. Pedágio eletrônico (Freeflow) e pesagem eletrônica (HSWIM) foram dois temas em destaque nas palestras.
A concessionária das rodovias para a Serra Gaúcha- CSG apresentou a sua experiência pioneira no RS com a implantação do freeflow. Ricardo Peres, diretor da empresa, relatou que a fase experimental (sandbox) mostra-se exitosa, pois a inadimplência é de apenas 3,5% para automóveis e de 1,8% para veículos comerciais. Passada a fase de testes, o processo de implantação de novos arcos poderá fracionar a tarifa ao longo das rodovias concedidas e definir novos parâmetros tarifários, mais baixos.
A CSG também apresentou seu sistema de análise de tráfego que emprega sensores ao longo das rodovias, viabilizando a gestão não intrusiva do tráfego das estradas. Anunciou ainda, uma parceria com a operadora TIM, pela qual passará a disponibilizar sinal 4G para telefones celulares ao longo dos 271 km de rodovias que estão sob concessão.
Pesagem em movimento
A Ecovias Cerrado, que administra trechos das BRs 365 e 364, entre o estado do MG e GO, apresentou o projeto pioneiro, prestes a encerrar a fase experimental, em que a fiscalização do peso dos caminhões ocorre sem paradas ou redução de velocidade. O período de testes de quatro balanças com alta tecnologia, importadas da Europa, compreende o período de junho/23 até junho/25. As balanças em operação já estão homologadas pelo Inmetro e demostraram alta precisão (variação máxima de 1,8 %). No período de testes não ocorreram autuações. E as medições mostraram que 9,5% dos caminhões usaram as rodovias com sobrepeso. Comparando com os sistemas tradicionais de fiscalização, que constataram apenas 0,30% de eventos de sobrepeso, o case desta concessionária mostrou toda sua eficiência. A partir das próximas duas semanas o sistema passa a funcionar em caráter definitivo, multando o excesso de peso mediante registros fotográficos, sem reter os infratores.
Novas tecnologias
O professor de Engenharia da UFRGS, Daniel Garcia, apresentou, junto com alunos dos cursos de mestrado da universidade, quatro cases em que o LASTRAN – Laboratório de Sistemas de Transporte ensaia situações reais de rodovias por meio de realidade virtual. Os temas envolvem a segurança de tráfego, possibilitando análises em ambientes virtuais.
Concessionaria Rota de Santa Maria
Também no contexto de tecnologia, a concessionária gaúcha que opera a RS 287, apresentou o case de uso de IA para auxiliar o sistema de monitoramento de câmeras da rodovia. No encerramento do Seminário, o secretário da Reconstrução Gaúcha, Pedro Capeluppi, assinou termo aditivo ao contrato da Rota de Santa Maria que também vai adotar a pesagem em movimento (HSWIM) na RS 287. O processo terá a fase de homologação, e uma vez aprovado, o sistema passará a autuar caminhões com excesso de peso. A empresa será a primeira do RS a empregar esta tecnologia.
Segundo Paulo Ziegler, diretor de Infraestrutura da Fetransul, o evento técnico foi esclarecedor sobre o quanto as novas tecnologias deverão tornar as rodovias brasileiras conceitualmente inteligentes e mais seguras. “Desenha-se um cenário em que as privatizações abandonam o modelo tradicional de praças de pedagio, fiscalizações convencionais e custo-benefício discutível. O futuro poderá ser melhor”, especula o representante da Federação