A revista CNT Transporte Atual está de roupa nova

março 5, 2020 0 Por Site Fetransul

Novo projeto gráfico traz inovações e resgate histórico do setor de transporte

Por Carlos Teixeira

“O setor de transporte quer ajudar a construir um país melhor. A revista CNT será o fórum de debates para se atingir essa meta”. Esse era o tom do editorial da primeira edição da revista CNT, em maio de 1995. Em um Brasil que vivia sob a batuta de Fernando Henrique Cardoso e com seu Plano Real, a revista já apontava para demandas que o setor pleiteia até hoje. Algumas ainda continuam em suas páginas, entre outros temas que não perderam a relevância, como a necessidade de investimentos em infraestrutura de transporte, a tão sonhada integração modal e os desafios do universo empresarial.

Em 26 anos de circulação, foram muitos marcos: mostramos o início do salto chinês em infraestrutura, atentamos para a introdução de tecnologias que trouxeram mais eficiência e segurança para os veículos, discutimos soluções e apontamos qual caminho seguir. Comemoramos datas marcantes para o transporte nacional e entrevistamos diversas personalidades, como presidentes da República, ministros de Estado de diversos setores, economistas de renome e até campeões de Fórmula 1. Com isso, fica claro que a revista sempre transpirou pluralidade e contribuiu para ampliar o conhecimento do setor de transporte.

É chegada a hora de darmos um passo adiante nessa caminhada; de evoluirmos, sem perdermos a essência da publicação. Por isso, na edição 289, apresentamos a nova revista CNT Transporte Atual. O novo projeto gráfico e editorial tem um formato mais moderno, mais atual e mais alinhado com as novas tendências. Com páginas mais limpas e um novo estilo de fontes, valorizamos as imagens. Tudo isso para permitir uma leitura mais agradável e fluida e possibilitar ao leitor uma melhor experiência. A publicação também segue a tendência do mercado editorial, com textos mais concisos e uso de mais infografias e artes.

“A história da revista se confunde com a história do transporte. Em todos esses anos, a publicação pontuou entraves e debateu soluções para os gargalos enfrentados pelo setor”, afirma Vander Costa, presidente da CNT, salientando que é necessário sempre evoluir. “É por isso que, em 2020, a CNT passa por essa reformulação. A nova revista vem para reafirmar o nosso compromisso com o setor de transporte, pois, enquanto fonte de informação especializada, ela é essencial para lançar luz sobre os temais mais relevantes para a atividade transportadora, além de apoiar a tomada de decisão e a gestão dos negócios.” 

O novo projeto gráfico da revista foi apresentado durante um almoço na sede da Confederação Nacional do Transporte, em Brasília, nesta quarta-feira (4). O evento contou com a presença de empresários do setor de transporte e jornalistas.

Em constante evolução

Ao longo de sua história, a revista passou por renovações editoriais

Os destaques da nova revista CNT Transporte Atual 

A edição 289 destaca, como reportagem de capa, o recorde de atendimentos do SEST SENAT em 2019. O trabalho, realizado em parceria com a CNT e o ITL contribui para o desenvolvimento do transporte. 

O médico Drauzio Varella estreia como colunista da publicação. Além disso, a edição traz uma nova seção, chamada Transporte pelo Brasil, com informações do transporte pelo país. 

Entrevistado da edição, o economista Fernando Sampaio analisa o atual cenário econômico do Brasil e faz projeções para 2020. 

A reportagem do rodoviário destaca a tecnologia que pode ser ameaça à segurança nos veículos; do aquaviário, a implantação de sistemas comunitários deve acelerar o comércio exterior; do ferroviário, as curiosidades do passeio de trem mais bonito do Brasil; e do aéreo, o impacto do coronavírus nas operações das companhias aéreas. 

Tem ainda o lançamento do Glossário CNT do Transporte e a importância do cuidado com a marca e da experiência do usuário para as organizações. 

Clique aqui para fazer download da nova edição.

Pautando a mídia

Algumas matérias publicadas na revista repercutiram em outros veículos de comunicação.

Reconhecimento

Ao longo de todos esses anos de publicação, a revista CNT foi premiada e reconhecida pelo seu trabalho desenvolvido.

Prêmio Abear de Jornalismo

  • Vencedora da categoria Cargas, em 2018

“Entrega pelo Ar” – Carlos Teixeira

  • Finalista na categoria Imprensa Setorizada e no “Prêmio Especial Asas do Bem”

“A fantástica jornada das malas” – Gustavo T. Falleiros (2019)

“Ameaça nos ares” – Evie Gonçalves (2018)

“O transporte que salva vidas” – Cynthia Castro (2015)

“Segurança contra raios” – Evie Gonçalves (2015)

Prêmio ANPTrilhos

  • Finalista na categoria Impresso

“Comunicação imediata” –  Evie Gonçalves (2018)

“Lixo nos trilhos” – Evie Gonçalves (2017)

“Próximo à estação” – Diego Gomes (2017)

“Crescimento sobre trilhos – Diego Gomes (2017)

Prêmio CNH Industrial

  • Finalista na categoria Transporte, em 2018

“Perigo nas águas” – Diego Gomes