Autoridades enaltecem a relevância da atuação da CNT para o progresso do setor de transporte

junho 20, 2024 Off Por Site Fetransul

Solenidade de celebração dos 70 anos da CNT contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e de representantes dos três Poderes

A celebração dos 70 anos da CNT, realizada nesta quarta-feira (19), em Brasília (DF), contou com uma mesa integrada por representantes de todos os Poderes da República. 

Na ocasião, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, afirmou que a Confederação representa a voz de uma atividade indispensável para o progresso brasileiro. “Não restam dúvidas de que investir no transporte é uma aposta assertiva e certeira no crescimento econômico, na geração de empregos e na melhoria da qualidade de vida da população”, disse.

Sob o lema O Transporte Move o Brasil, a Confederação intensificou a defesa dos interesses dos transportadores brasileiros, junto ao Executivo, ao Legislativo e ao Judiciário. “Isso porque temos a consciência da necessária união de esforços, envolvendo os poderes públicos e a sociedade, para avançar em uma agenda de aprimoramento das políticas públicas de infraestrutura, de modernização do ambiente negocial e do arcabouço regulatório nacional”, explicou.

vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, endossou as palavras de Vander Costa. Ele elencou várias questões que, com a atuação conjunta de importantes atores, como a Confederação Nacional do Transporte, vêm mudando cenários no país.

Alckmin citou a melhoria da condição das rodovias, o Programa Mover, voltado à renovação da indústria automotiva, e a reforma tributária, que, segundo ele, trará mais eficiência econômica. 

“O PIB pode crescer mais com a reforma tributária, que desonera totalmente o investimento e a exportação”, disse. Nesse sentido, ele fez um contraponto entre o mundo e o Brasil. “O volume do comércio exterior do mundo cresceu 0,8% e o do Brasil, 8%. Nós crescemos 10 vezes mais que a média mundial”, disse.

Para esse resultado, “o transporte e a logística são essenciais, assim como o trabalho da CNT. Estou muito feliz de estar aqui na celebração dos 70 anos da entidade”, finalizou. 

Outras autoridades prestigiaram o evento. Veja o que eles falaram:

Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho

“O transporte é um setor muito importante para a agenda de desenvolvimento do Brasil. Estamos vendo o país na direção do crescimento econômico. E nada disso estaria acontecendo se o setor de transporte não acreditasse no país. Essa sintonia da CNT e do governo é fundamental. Acredito que o maior programa social do país é emprego e renda. E não podemos falar de emprego sem falar da CNT, que, por meio das transportadoras que representa, gera mais de 2 milhões de empregos no país”.

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho

“Uma trajetória de 70 anos é bastante relevante. Falar do Brasil e da importância da economia é pensar no transporte. Mas é preciso falar também da falta de mão de obra no setor de transporte e como podemos utilizar o Sistema “S” do transporte para a profissionalização das pessoas para termos mais trabalhadores e trabalhadoras”. 

Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho

“Estar presente na celebração dos 70 anos é algo especial e de muita importância para mim. O Brasil é favorecido por ter uma entidade tão necessária para o seu desenvolvimento como a CNT. A Confederação Nacional do Transporte sempre foi uma parceira de primeira hora do Ministério na construção das políticas e no diálogo construtivo com o Governo federal.  Juntos, construiremos um futuro mais sustentável e eficiente”.

Secretário executivo do Ministério dos Transportes, George Palermo Santoro

“É uma satisfação muito grande estar aqui na celebração dos 70 anos da CNT. Temos uma parceria muito grande com essa entidade, que tem prestado um serviço muito relevante para a sociedade. Na parceria técnica, usamos o indicador de qualidade das rodovias da CNT, que tem servido para pautar as ações do Ministério”.

Por Agência CNT Transporte Atual