China será o destino da próxima Missão Internacional do Sistema Transporte
setembro 6, 2024Delegação de líderes brasileiros do setor de transporte e logística participam de evento preparatório para uma imersão em inovação e sustentabilidade no país asiático
A China foi escolhida como destino da próxima Missão Internacional do Sistema Transporte, uma iniciativa liderada por CNT, SEST SENAT e ITL com o objetivo de capacitar líderes brasileiros do setor de transporte e logística. A delegação, composta por executivos e empresários, viajará ao país asiático, entre os dias 10 e 20 de outubro, para participar de uma extensa programação voltada aos temas inovação e sustentabilidade, fundamentais para o futuro do transporte.
Como parte da preparação, foi realizada uma masterclass na Unidade Operacional do SEST SENAT em Santo Amaro (SP). Durante o evento, o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, destacou a importância estratégica das Missões Internacionais. “Essas missões são essenciais para capacitar nossos líderes e conectá-los às melhores práticas globais, garantindo que o setor de transporte brasileiro permaneça competitivo e preparado para os desafios futuros”, afirmou.
A apresentação institucional sobre a atuação do Sistema Transporte foi conduzida pelo diretor adjunto nacional do SEST SENAT, Vinicius Ladeira. A masterclass também contou com a presença de Valter Souza, diretor de Relações Institucionais da CNT, e João Victor Mendes, diretor executivo do ITL. O evento serviu como um primeiro contato mais próximo entre os participantes da Missão, promovendo a integração do grupo e alinhando expectativas para a jornada à China, que promete trazer valiosos aprendizados sobre soluções inovadoras que têm feito do país um dos principais líderes globais em tecnologia e sustentabilidade no transporte.
A escolha da China como destino foi influenciada por seu ambicioso plano de investimentos em infraestrutura de transporte, que inclui a construção e modernização de rodovias, ferrovias de alta velocidade e aeroportos. Destaque entre as 15 economias mais inovadoras do mundo, o país se consolidou como referência global em mobilidade sustentável graças ao uso massivo de tecnologias limpas e à eficiente integração de seus diversos modais.
O SEST SENAT também realizou uma pesquisa para selecionar a melhor instituição acadêmica que pudesse oferecer um programa temático alinhado aos desafios do setor. A CEIBS (China Europe International Business School) foi escolhida por seu histórico de excelência, ocupando o primeiro lugar no ranking asiático de programas globais de MBA do Financial Times há oito anos consecutivos.
Outro ponto que reforçou a escolha da China foi seu papel de liderança na Nova Rota da Seda, uma iniciativa de integração logística e infraestrutura em escala global. O projeto busca ampliar os investimentos em transporte e infraestrutura para conectar a China a diversos países ao redor do mundo. “Temos muito a aprender com esse país e com essa Missão”, enfatizou Vinicius Ladeira.
O Sistema Transporte já realizou missões internacionais para destinos como os Estados Unidos (Vale do Silício), em 2018; Israel, em 2019 e 2022; Dubai e Alemanha, em 2022; Suíça e Singapura, em 2023; e Suécia, em 2024.
Por Agência CNT Transporte Atual