Empresários do transporte de cargas lançam livro inédito sobre gestão
dezembro 20, 2021Obra conta com dezoito coautores
Principal meio de abastecimento da indústria e do comércio, o transporte rodoviário de cargas (TRC) é responsável por movimentar mais de 65% de tudo aquilo que é produzido no Brasil. Dada sua importância e abrangência, o setor conta com diversas empresas ao redor do país que possuem uma grande responsabilidade relacionada à gestão de suas atividades e que cada vez mais investem em iniciativas que melhorem os seus serviços.
Analisando esse contexto e atentos para disseminar as boas práticas realizadas pelas empresas do transporte de cargas, empresários de diversos estados brasileiros se reuniram no Cine Petra Belas Artes, em São Paulo. O objetivo foi discutir as ações das empresas do setor realizadas no ano de 2021 e lançar oficialmente o livro Experiências na gestão para a inovação do transporte de cargas brasileiro.
A obra em questão é uma iniciativa dos projetos IT10 e IT Seniors. Por meio do desenvolvimento de uma comunicação eficiente e da evolução das práticas dos influenciadores do transporte em suas mídias sociais, a obra visa aperfeiçoar a imagem do transporte rodoviário de cargas brasileiro e levar as discussões do segmento para lugares nos quais o setor nunca foi discutido.
A obra foi escrita por executivos e participantes do projeto IT Seniors, Ana Jarrouge, presidente executiva do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas de São Paulo; André de Simone, membro do conselho administrativo da Transita Transportes; Felipe Medeiros, COO da GVM Solutions Brasil; Guilherme Juliani, CEO do Grupo MOVE3; Joyce Bessa, head de gestão estratégica, finanças e pessoas da TransJordano; Lucas Scapini, CEO do Grupo Scapini; Marcos Teixeira, diretor da Costa Teixeira Logistics; Priscila Zanette, diretora da Ouro Negro Transportes; Rafaela Cozar, head de gestão e inovação da Roda Brasil Logística; e pelos membros do projeto IT10, André Rufatto, sócio administrador da Rufatto Transportes e Logística; Antônio Lodi, CEO da Transportadora Andrade; Danilo Guedes, presidente da ABC Cargas; Diego Nazari, diretor de desenvolvimento de negócios da Rodovico Transportes; Eduardo Ghelere, diretor executivo da Ghelere Transportes; Geovani Serafim, fundador presidente da Serafim Transportes; Gislaine Zorzin, diretora administrativa da Zorzin Logística; Luiz Gustavo Nery, diretor comercial do Grupo Rodonery Transportes; e Thaís Bandeira, sócia proprietária da Kodex Express.
O livro é dividido em dezoito artigos escritos por cada um dos coautores e tem como tema principal descrever as ações desenvolvidas por cada um dos empresários em suas organizações e o que eles têm a levar como experiência e ensinamentos para as próximas gerações no segmento.
Idealizador do projeto, Rodrigo Bernardino acredita que o livro é mais um marco para os empresários desse segmento tão importante da economia brasileira e que levar o setor para diferentes lugares é enriquecedor e pode melhorar a imagem do TRC perante a sociedade. “Temos aqui uma obra escrita por profissionais que realmente vivenciam o setor e que fazem com que grande parte dos produtos que consumimos cheguem até nós. O projeto Influenciadores do Transporte nasceu com a missão de ser disruptivo e de mostrar para a sociedade a relevância que esse segmento tem para o país. As empresas e os empresários estão cada vez mais se aperfeiçoando e trazendo novidades para o setor, então falar sobre isso é muito importante”.
Esse é o segundo livro lançado pelo projeto. Ano passado, dez empresários se reuniram para o desenvolvimento do livro “O transporte de cargas brasileiro em tempos de pandemia”, que trouxe reflexões, desafios e oportunidades apresentadas ao segmento de transporte de cargas durante a pandemia do novo coronavírus.
O livro Experiências na gestão para a inovação do transporte de cargas brasileiro estará disponível em breve nas plataformas digitais e é uma ação do IT10 Influenciadores do Transporte e IT Seniors, além de contar com a iniciativa do Grupo Mostra de Ideias, com o apoio do EME e com incentivo da Mercedes Benz.
Fonte: Mostra de Ideias