Encontro Nacional de Lideranças reforça compromisso com ESG e colaboração
novembro 7, 2024O encontro acontece de forma híbrida e abrange colaboradores desde o operacional até a alta gestão das 169 unidades operacionais.
Mais de sete mil colaboradores de todas as regiões do Brasil, de diferentes níveis hierárquicos, se reúnem, por três dias, em um momento estratégico de alinhamento e planejamento para os próximos anos no ENL (Encontro Nacional de Lideranças) do SEST SENAT. Com mais de 1.300 participantes presenciais no CICB (Centro Internacional de Convenções do Brasil), em Brasília, e cerca de 6.600 assistindo virtualmente das unidades operacionais de todo o país, o evento proporciona capacitação, interação e colaboração.
A abertura do ENL, realizada na manhã desta quinta-feira (7), contou com a presença de Vander Costa, presidente do Sistema Transporte; Nicole Goulart, diretora executiva nacional do SEST SENAT; Vinicius Ladeira, diretor adjunto nacional do SEST SENAT; Bruno Batista, diretor executivo da CNT; Valter Souza, diretor de Relações Institucionais da CNT; Fernanda Rezende, diretora executiva adjunta da CNT; além de presidentes dos conselhos regionais e representantes das unidades operacionais.
O evento foi ambientado em um palco 360º, com cenários vibrantes e animados. A alta liderança do Sistema Transporte deu início ao encontro reforçando os objetivos institucionais, com ênfase no compromisso de fortalecer o setor de transporte e promover o desenvolvimento dos trabalhadores.
Com a mensagem central de colaboração e trabalho em equipe, o evento destacou a importância dos princípios ESG (ambiental, social e governança), que orientam não apenas as ações institucionais, mas também o impacto positivo do SEST SENAT na sociedade e no meio ambiente.
Em sua fala, o presidente Vander Costa compartilhou sua satisfação em participar de mais uma edição do ENL: “Este encontro é uma oportunidade para refletir, debater e avaliar o que foi feito, além de projetar o futuro do SEST SENAT. Espero que todos saiam daqui energizados para continuarmos a cumprir nossa função social e a formar cidadãos para um transporte mais sustentável”.
Vander Costa também ressaltou a relevância da agenda ESG no Sistema Transporte. “Quando assumi, falávamos em cuidar do planeta para nossos netos, mas, hoje, precisamos pensar em nós mesmos. O SEST SENAT já atua, há 15 anos, com o Programa Despoluir; e, agora, também avançamos com projetos de energia fotovoltaica em nossas unidades.” O presidente sugeriu, ainda, que a frota de veículos do Sistema seja abastecida com álcool, visando reduzir emissões de carbono e reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
A programação do ENL foi elaborada para capacitar as equipes e aprimorar a qualidade dos atendimentos oferecidos aos trabalhadores do transporte, aos seus familiares e aos demais beneficiários, promovendo saúde, qualidade de vida e qualificação profissional. O encontro também teve como objetivo alinhar o corpo funcional do SEST SENAT às estratégias institucionais, incentivando a inovação e a busca constante por conhecimento.
No auditório, estiveram presentes colaboradores do Departamento Executivo do SEST SENAT, supervisores dos conselhos regionais, gestores das unidades operacionais e coordenadores das áreas do SEST e do SENAT, além dos times das seis unidades que se destacaram em 2023: Lages (SC), Montes Claros (MG), Paciência (RJ), São Vicente (SP), Serra Talhada (PE) e Três Lagoas (MS).
Olhar para o futuro
A diretora executiva nacional do SEST SENAT, Nicole Goulart, enfatizou que o ENL deste ano tem um olhar estratégico voltado para o futuro, destacando a colaboração como caminho para alcançar resultados impactantes. “Mais do que celebrar conquistas, estamos aqui para planejar o ano de 2025. Nossos três focos principais são o atendimento à comunidade, a retribuição aos empresários contribuintes e, acima de tudo, o bem-estar do trabalhador do transporte”, reforçou Nicole.
O diretor adjunto nacional do SEST SENAT, Vinicius Ladeira, incentivou as lideranças a refletirem sobre o presente como base para um crescimento sustentável. “O resultado do SEST SENAT deve ser prioridade para todos os nossos colaboradores, desde o porteiro até o gestor”, destacou, reforçando a importância de uma cultura focada em resultados.
Entre os presidentes dos conselhos regionais do SEST SENAT presentes no evento, estão: Décio Barros (Bahia), Paulo Lustosa (Centro-Oeste), Renan Chieppe (Espírito Santo), João Resende (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), Francisco Bezerra Junior (Norte I), Francisco Feitosa de Albuquerque Lima (Nordeste I), Nilson Gibson (Pernambuco), Sérgio Malucelli (Paraná), Eduardo Rebuzzi (Rio de Janeiro), Dagnor Schneider (Santa Catarina) e Carlos Panzan (São Paulo).
Durante a cerimônia, foi reforçada a importância da união entre o ITL (Instituto de Transporte e Logística), a CNT (Confederação Nacional do Transporte) e o SEST SENAT, que, juntos, compõem o Sistema Transporte.
O diretor executivo da CNT, Bruno Batista, destacou a dimensão dos resultados alcançados pelo SEST SENAT ao longo dos anos, com especial menção à qualidade dos serviços realizados nas unidades operacionais. “Os números me impressionam! Quero parabenizar vocês por construírem esses resultados grandiosos. Milhões de atendimentos e treinamentos foram realizados com alto nível de qualidade; e essa não é uma tarefa fácil”, elogiou Bruno Batista.
A diretora adjunta da CNT, Fernanda Rezende, aconselhou os participantes a aproveitarem cada momento do ENL. “Colaboração é a palavra que define o Sistema. Sem a colaboração de todos, não alcançamos resultados. Aproveitem esses dias para trocar experiências, compartilhar conhecimento e mostrar o trabalho de vocês! Esse encontro é uma oportunidade valiosa para essa troca”, ressaltou Fernanda.
Valter Souza, diretor de Relações Institucionais da CNT, reforçou o desafio de tornar o SEST SENAT cada vez mais reconhecido no cenário nacional. “Lanço o desafio a vocês para divulgarem os serviços do SEST SENAT. Temos a missão de defender essa Instituição, que realiza um trabalho brilhante ao cuidar da saúde e qualificação das pessoas. Isso nos enche de orgulho!”, declarou Valter.
Por fim, a diretora adjunta do ITL, Eliana Costa, enviou uma mensagem por vídeo, compartilhando seu entusiasmo: “Meu coração está aí com vocês, porque esse evento possui uma energia única. Reforço a importância da colaboração para o nosso sucesso. É essencial trabalharmos juntos para alcançarmos resultados ainda melhores. A diversidade nos leva às melhores soluções”, concluiu.
Encontro com gestores
Nessa quarta-feira (6), o ENL deu início às atividades com uma programação exclusiva para as lideranças do Departamento Executivo e das unidades operacionais do SEST SENAT de todo o Brasil. A abertura ficou por conta de Mike Oliveira, palestrante do IBL (Instituto Brasileiro de Lideranças), que cativou a audiência com reflexões sobre a harmonia entre propósito pessoal e profissional. “O verdadeiro papel da liderança é conduzir as pessoas à liberdade”, afirmou, levando os participantes a uma jornada de autoconhecimento e inspiração para o alcance de seus objetivos.
Oliveira compartilhou conceitos sobre os diferentes perfis de liderança e apresentou os cinco estágios de evolução: emocional, racional, criativo, sentimental e social. Ao finalizar, ele ressaltou a importância do altruísmo ativo, reforçando que “todo trabalho é, essencialmente, sobre servir ao outro”.
Um dos momentos mais marcantes do dia foi liderado pela equipe da Cuca Mundi, com uma atividade lúdica que desafiou os líderes, organizados em grupos, a confeccionarem 300 brinquedos de madeira. A atividade foi planejada para estimular a colaboração, a integração e o fortalecimento do trabalho em equipe.
A surpresa do dia ficou por conta da presença de Erivaldo Fernandes Neto, gerente de Mobilização de Parcerias da APAE Brasil, que, ao agradecer à parceria com o SEST SENAT, anunciou a entrada de crianças e jovens para receberem os brinquedos confeccionados. O momento emocionou o público, que aplaudiu de pé os beneficiados, marcando um instante de grande sensibilidade e conexão entre todos os presentes.
Fonte: CNT