FETRANSUL participa de reunião da Subcomissão Mista da Reforma Tributária do RS
agosto 25, 2020A convite do relator da Subcomissão Mista da Reforma Tributária do RS, deputado Giuseppe Riesgo (foto), a FETRANSUL teve a oportunidade de manifestar sua posição em relação a dois itens da proposta de Reforma Tributária do RS : Aumento do IPVA e do ITCD.
A reunião virtual aconteceu no dia 25 de agosto às 14h e fomos representados pelo advogado Fernando Massignan que, em síntese, afirmou ser a Fetransul contrária a estes dois aumentos, embora não esteja previsto qualquer reajuste no IPVA para os caminhões. Massignan assinalou que atualmente a fuga na arrecadação do IPVA de caminhões no RS existe em função da política de tributação do ICMS, mas que isso está no “radar” da SEFAZ, que já admite alterar o regime, equiparando-o ao praticado por SC e PR, tornando as transportadoras gaúchas mais competitivas. Já a respeito do ITCD, Massignan explicou que o transporte se caracteriza por ter filiais em outros Estados e com isso certamente as transportadoras gaúchas, que em sua maioria são familiares, farão um planejamento tributário que incluirá a transferência patrimonial para o Estado que tiver uma política de ITCD mais favorável, saindo assim do RS.
Houve a manifestação de outras entidades, entre elas, a FIERGS, FARSUL, SINCODIV/FENABRAV, SINDILOC, sendo todas contrárias a estas duas propostas. Nesta subcomissão participam deputados estaduais de vários partidos, havendo a manifestação de dois deles (NOVO e PT), ambos também contrários à proposta de aumento destes dois impostos.