Fetransul participa de Reunião do Conselho do Plano Rio Grande e reúne-se com o Secretário de Desenvolvimento Econômico do RS
agosto 14, 2024O presidente da Fetransul, Francisco Cardoso, participou no dia 14 de agosto, da Reunião do Conselho do Plano Rio Grande do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Durante o encontro, foi apresentado o balanço das ações realizadas em prol da reconstrução do Estado.
Na ocasião, Cardoso reuniu-se com o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo, para tratar do pedido da Fetransul, parcialmente atendido, sobre a isenção de ICMS para a compra de equipamentos no Rio Grande do Sul. O presidente ressaltou a importância da ampliação da isenção para as empresas sediadas em municípios que foram considerados em situação de calamidade e emergência. A entidade está acompanhando a solicitação e continuará trabalhando na defesa dos interesses das empresas de transporte.
O presidente também esteve com o Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, tratando sobre futura parceria com a Fetransul para a formação de 300 motoristas profissionais com emissão de CNH gratuita.
Cardoso, reforçou sobre o trabalho e atuação da Fetransul, defendendo os interesses do TRC Gaúcho.
Sobre a isenção de ICMS:
A isenção de ICMS é um dos temas que a federação está trabalhando e irá beneficiar as empresas de transporte do RS. Foi aprovado no âmbito CONFAZ, o Convênio ICMS 90/24, que autoriza o Estado do Rio Grande do Sul a conceder isenção do ICMS nas saídas internas de ônibus e caminhões, novos, que comprovem ter sido impactado pelos eventos climáticos de chuvas intensas que atingiram o Estado entre abril e maio de 2024.
Importante destacar que a Fetransul está trabalhando para que todas as empresas sediadas em municípios considerados em situação de calamidade e emergência também sejam beneficiadas.