LANÇADA A PEDRA FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DA NOVA UNIDADE DO SEST SENAT EM PORTO ALEGRE

março 9, 2022 0 Por Site Fetransul

Local vai oferecer cursos profissionalizantes e serviços de saúde para trabalhadores dos transportes e população

Um importante passo para o setor gaúcho de transportes foi dado nesta quarta-feira (9), em Porto Alegre. O presidente do Sistema FETRANSUL (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas do RS) e do Conselho Regional do Sest Senat RS (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), Afrânio Kieling, recebeu autoridades, empresários e representantes de várias entidades ligadas à area para o lançamento da pedra fundamental da nova unidade do Sest Senat na capital, no Porto Seco. O Sest Senat atua na cidade há 27 anos, no bairro Humaitá.

A nova unidade abrigará um centro de formação profissional com salas de aula, cabine com simulador de direção para treinamento de motoristas de ônibus, de caminhão e de van e um laboratório de informática. Também terá um centro de promoção social, que vai oferecer serviços de odontologia, fisioterapia, psicologia e nutrição, além de um espaço multiuso para a realização de eventos.

Afrânio Kieling, presidente do Conselho Regional do SEST SENAT no Rio Grande do Sul e do Sistema Fetransul

Para Afrânio Kieling, é a realização de um sonho antigo e importante, que finalmente está saindo do papel: “Lutamos por este projeto há mais de vinte anos. É um passo fundamental e um marco para o Porto Seco, onde se concentram muitas transportadoras. Vamos atender os profissionais do nosso setor e a comunidade local, com cursos de treinamento e profissionalização, serviços de saúde, com dentistas, fisioterapeutas e psicólogos, por exemplo, e também serviços sociais. Os cursos são uma porta de entrada para o mercado de trabalho, pois as pessoas, inclusive aqui da comunidade, já podem sair empregadas ou conseguir vagas em outras áreas do transporte. E ainda vamos gerar emprego e renda, pois iremos contratar trabalhadores para atuarem na nova sede. Então, todos saem ganhando quando subimos a régua do transporte gaúcho”.

Ricardo Gomes, prefeito em exercício de Porto Alegre

Entre o terreno, já adquirido, e o prédio a ser construído serão 25 milhões de reais, segundo Kieling. O projeto da obra ainda precisa de aprovação do poder executivo, mas as notícias parecem ser boas. O prefeito em exercício de Porto Alegre, Ricardo Gomes, garantiu que o assunto terá prioridade: “Nós vamos dar toda a atenção que o projeto precisa para que logo a obra comece. A nova unidade do Sest Senat vai ajudar no desenvolvimento da cidade através da sua vocação, que é a formação de pessoas e geração de emprego e renda. Então, nós vamos dar tratamento prioritário porque essa obra merece. Isto vai acontecer e será uma realidade em breve. Não são aspectos técnicos que irão impedir isso. O setor de transporte e logística é transversal e tem muita relevância para a cidade”.

Idenir Cecchim, presidente da Câmara Municipal de Vereadores

Após os discursos, a cerimônia encerrou com o descerramento da pedra fundamental da obra. Entre as autoridades e convidados, estavam o secretário municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer, a secretária municipal de Parcerias, Ana Pellini, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Idenir Cecchim, o vice-presidente do SETCERGS (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística do RS), Diego Tomasi, ex-presidentes do SETCERGS, Elso Kruguer, um dos fundadores do Porto Seco, entre outros.

Elso Kruguer, um dos fundadores do Porto Seco

Novas unidade em todo o RS

A unidade no Porto Seco é uma das oito novas que o Estado vai receber, com investimento de 200 milhões de reais da entidade. Também terão sedes próprias mais sete municípios: Santana do Livramento, com 90% da obra concluída; Rio Grande, com 70% da obra concluída; Cachoeira do Sul, com contrato de execução assinado e início da obra em breve; Ijuí, Novo Hamburgo e Santa Cruz do Sul, com projetos em aprovação nas prefeituras (mesmo caso do Porto Seco); e Lajeado, onde a escritura do terreno será assinada na sexta-feira (11).

Descerramento da Pedra Fundamental

Confira aqui as fotos do evento!

Fonte: Assessoria de imprensa do Sistema FETRANSUL