SEST SENAT participa da 33ª Reunião do Fórum do TRC
julho 15, 2019A diretora executiva do SEST SENAT, Nicole Goulart, participou da 33ª reunião do Fórum do TRC em Brasília, realizado em 10 de julho. Ela prestou esclarecimentos sobre a proposta de atuação e parcerias do SEST SENAT com o TRC, com foco em pontos questionados pelos caminhoneiros. Segundo a diretora, a localização das unidades do SEST SENAT longe das rodovias, dificultando o acesso dos motoristas devido à restrição de circulação de caminhões de grande porte em regiões urbanas deve-se ao fato de que a entidade existe para atender além dos motoristas caminhoneiros, seus familiares, sendo esta a razão para muitas delas serem localizadas dentro de cidades. Acrescentou que existem 107 unidades operacionais localizadas, em média, a 400 m de rodovias, o que torna possível aos caminhoneiros acessar aos serviços com certa facilidade. Goulart afirmou que, havendo necessidade e demanda, é possível prestar atendimento em outros locais, através de parcerias com sindicatos e associações, em locais estratégicos, carentes de atendimento, porém não poderá ser próximo a unidades existentes, a fim de não gerar concorrência. Ela concluiu afirmando que “o caminhoneiro é prioridade para o SEST SENAT e que haverá o máximo esforço para que todos sejam atendidos”.
Outros questionamentos apresentados pelos autônomos foram quanto à dificuldade no horário de atendimento das unidades, que não abrem aos finais de semana e à noite. Nicole Goulart esclareceu que o horário de atendimento é definido de acordo com a realidade local, acrescentando que 67 unidades atendem aos finais de semana, e 68, à noite. Segundo ela, havendo comprovada necessidade, outras unidades poderão ter expediente aos finais de semana e/ou à noite. Os caminhoneiros também relataram dificuldades de agendamento presencial de consultas e pré-matrículas. A diretora executiva informou que a partir de outubro próximo o agendamento também poderá ser feito através da internet.
Outro questionamento trazido pelos autônomos foi quanto aos valores cobrados das consultas e cursos que, segundo eles, são elevados. Goulart demonstrou que, comparando os preços médios praticados pelo mercado para um atendimento em odontologia, fisioterapia, psicologia, nutrição, educação para saúde e cursos presenciais somariam R$ 1.088,04 para uma pessoa, usando todos os serviços de uma única vez. Ela contrapôs que utilizando o SEST SENAT, o custo para o caminhoneiro e sua família usando todos estes serviços, de forma ilimitada, é de R$ 24,95. Diante dos argumentos, os caminhoneiros concordaram com os esclarecimentos apresentados, sobretudo pela disposição do SEST SENAT em atender suas necessidades.