SEST SENAT realiza curso gratuito para qualificar mulheres motoristas

junho 24, 2024 Off Por Site Fetransul

Em parceria com a Iveco, o Caminho para Elas vai capacitar profissionais a operarem veículos de médio e grande portes, aumentando a empregabilidade das motoristas

O SEST SENAT iniciou, nesta semana, as aulas da primeira turma do curso Caminho para Elas, realizado em parceria com a Iveco. O curso reúne 24 mulheres em três diferentes cidades e tem o objetivo de promover capacitação profissional para a atuação das alunas como motoristas de veículos de médio e grande portes.

O curso é ministrado pelo SEST SENAT nos formatos presencial e online, com carga horária de 110 horas, divididas em duas etapas. Na primeira, iniciada nessa segunda-feira (17), estão sendo realizadas aulas online com a influenciadora e motorista Suelen Lopes sobre como se preparar para a nova profissão. A segunda fase conta com aulas presenciais teóricas e práticas nos simuladores de direção do SEST SENAT e nos veículos da frota de caminhões da Iveco.

As aulas presenciais serão realizadas nas unidades do SEST SENAT de Contagem, Curitiba e São Paulo (Parque Novo Mundo). Cada uma dessas unidades vai receber oito das 24 mulheres selecionadas para fazer a formação de motoristas profissionais. A capacitação tem previsão de término no dia 25 de julho.

Há uma carência de mão de obra no setor de transporte; e investir na qualificação de mulheres para preencher essas vagas é uma alternativa para isso. Dessa maneira, ao final do curso, espera-se proporcionar às motoristas conhecimento, experiência real nas estradas e a chance de avançar no mercado de trabalho.

Mais cursos para mulheres

O SEST SENAT está comprometido em promover a inclusão e a diversidade no setor de transporte, oferecendo cursos específicos para capacitar mulheres para o mercado de trabalho. Abaixo, é possível se inscrever em capacitações a distância que visam proporcionar a elas as ferramentas e competências necessárias para se destacarem e conquistarem seu espaço no mercado de trabalho.

Fonte: sestsenat.org.br