Sistema transporte apresenta experiências em sustentabilidade, diversidade e inclusão na II Semana ESG da Abralog
outubro 17, 2024Em São Paulo, evento reúne lideranças de várias esferas para debater questões relacionadas a ESG
O diretor executivo da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Bruno Batista, e a diretora adjunta do ITL (Instituto de Transporte e Logística), Eliana Costa, participaram, nesta semana, da 2ª Semana ESG da Abralog (Associação Brasileira de Logística), realizada em São Paulo (SP). As apresentações do Sistema Transporte destacaram experiências de sucesso nas áreas de sustentabilidade, diversidade e inclusão no setor.
A programação incluiu palestras, painéis de debate e casos de sucesso. O evento se encerra nesta quarta-feira (16) com visitas técnicas a empresas referência em práticas ESG, como Ambev, Natura, Casas Bahia e JSL Logística. O Sistema Transporte também foi representado pela gerente executiva de Governança e Estratégia do SEST SENAT, Gabriela Rizza.
O conceito ESG (sigla para Environmental, Social, and Governance) define o alinhamento das empresas às políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança.
No painel intitulado “Negócios Sustentáveis, a Única Solução”, nessa segunda-feira (14), Bruno Batista apresentou as iniciativas da CNT voltadas para o setor de transporte dentro do conceito de sustentabilidade. Ele destacou programas, estudos e publicações relevantes, como o Despoluir, a Série Energia no Transporte, a Análise de Grandes Riscos, o Catálogo de Práticas Sustentáveis e os Guias Rápidos do Transporte.
“O apelo do ESG nas empresas deve ser visto como estratégia de negócio que promove o desenvolvimento sustentável. Com essa visão, a Abralog conseguiu mobilizar aqui executivos de alto nível do setor pela causa”, ressaltou Bruno Batista.
Também compuseram o painel líderes referências em logística, supply chain e transportes como Ramon Alcaraz, CEO da JSL; Mariana Pescatori, secretária executiva do Ministério dos Portos e Aeroportos; Silvina Mirabella, diretora-geral da EssilorLuxottica; e Cloves Benevides, subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes. O grupo foi moderado por Pedro Moreira, presidente da Abralog.
Diversidade e inclusão na logística
Nesta terça-feira (15), foi a vez da diretora adjunta do ITL, Eliana Costa, moderar o painel “Diversidade e inclusão na logística: onde estamos e onde podemos chegar”. À Abralog, a diretora relacionou o tema social aos ganhos em produtividade e a melhorias nos resultados financeiros das empresas. “As ações de diversidade em relação às práticas de ESG devem agregar profissionais de diferentes gêneros, etnias, idades e vivências, alinhados aos propósitos da empresa, ao mesmo tempo em que auxiliam no cumprimento da sua função social”, disse Eliana Costa.
A diretora lembrou que o propósito do ITL é trazer as novas ferramentas de gestão e liderança estratégica e, nesse contexto, a pauta ESG se torna extremamente importante para a mudança de mindset dos alunos. “Em 2019, as mulheres eram apenas 18% dos integrantes dos cursos do ITL e, neste ano, o percentual é de 38%. Em algumas turmas, já chega a ter 47%. Acreditamos que, por meio da educação, podemos transformar o setor de forma efetiva para um futuro mais inclusivo, diverso, sustentável e próspero”, concluiu.
O painel moderado por Eliana Costa contou com a presença de Ana Paula Ordéas, gerente sênior de Operações Logísticas do GPA; Marcelo Lopes, diretor executivo de supply chain do grupo Carrefour; Jorge Feliciano, diretor executivo da JLF Consultoria Empresarial; e Janaina Schoenmaker, gerente jurídica do Metrô de São Paulo.
Por Agência CNT Transporte Atual