Transportadores do Rio Grande do Sul estão à espera de dias melhores para a economia e os seus negócios

dezembro 10, 2024 Off Por Site Fetransul

A expectativa consta no Índice CNT de Confiança do Transportador, divulgado nesta terça-feira (3) pela Confederação Nacional do Transporte

O modo como os empresários do transporte rodoviário de cargas (TRC) do estado do Rio Grande do Sul avaliam as condições atuais da economia e dos seus negócios, bem como suas perspectivas para os próximos seis meses, aponta para uma expectativa de dias melhores. É o que revela a sondagem do Índice CNT de Confiança do Transportador gaúcho, divulgada nesta terça-feira (3) pela CNT (Confederação Nacional do Transporte).

A coleta de informações contou com o apoio da Fetransul (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul) e ocorreu entre os dias 5 e 25 de novembro. A análise dos dados colhidos mostra que, apesar da leve melhora na avaliação dos empresários, o nível de confiança é baixo: em uma escala de 0% a 100%, o índice geral alcançou 47,9% no último semestre de 2024, frente a 45,5% no mesmo período de 2023.

O Índice de Condições Atuais aumentou mais do que o indicador que avalia a visão dos empresários para o futuro, retratado pelo Índice de Expectativas. O primeiro passou de 36,5%, em outubro de 2023, para 39,2% em novembro de 2024, enquanto o segundo aumentou de 50,0% para 52,2%. Entre os fatores apontados pelos empresários para a reduzida confiança nas condições atuais, destacam-se a possibilidade de aumento da tributação sobre o setor, a taxa de juros elevada e problemas na infraestrutura rodoviária em função das enchentes que ocorreram em maio no estado.

“Em relação à leve melhora nas perspectivas para o futuro, os empresários ressaltaram que tem adotado iniciativas nas empresas para fortalecer a competitividade e garantir a continuidade dos negócios, especialmente após o desastre climático de maio”, ressalta a gerente executiva de Economia da CNT, Fernanda Schwantes.

O presidente da Fetransul, Francisco Cardoso, destaca a importância deste levantamento: “A realização de pesquisas para medir a confiança de nossos transportadores é essencial, pois fornece dados cruciais que embasam argumentos sólidos nas tratativas com os Três Poderes na busca de soluções para as demandas do setor de transporte. A Fetransul continuará empenhada, juntamente à CNT, no levantamento de dados sobre a confiança dos transportadores gaúchos”. 

Acesse aqui o relatório na íntegra.

Por Agência CNT Transporte Atual