Transportadores tem reunião com o Governo do RS para reclamar de pedágios para o porto de Rio Grande
abril 27, 2019O presidente do SETCESUL, Rudimar Cachapuz Puccinelly, acompanhado de quatro diretores do Sindicato, do diretor-executivo da Fetransul, Gilberto Rodrigues e do assessor jurídico Fernando Zanella, reuniram-se nesta sexta, dia 26 de abril, com o chefe da Casa Civil do RS, Otomar Vivian e com o deputado estadual Vilmar Lourenço/PSL, para reiterar o descontentamento do setor com as elevadas tarifas dos pedágios da Ecosul, concessionária que administra a BR 116 em direção a Pelotas e o porto de Rio Grande. As lideranças do setor assinalaram que os valores elevados tem como consequência a perda de competitividade do RS. Rudimar Puccinelly, citou o exemplo de um caminhão rodotrem, que gasta mais de R$ 300,00 em pedágios no trecho em Pelotas /Rio Grande. Os custos são tão elevados que muitos embarcadores estão utilizando portos de Santa Catarina para suas exportações, que mesmo sendo mais distantes, se tornam mais competitivos.
Zanella fez um relato da ação movida contra a prorrogação do contrato de concessão com a Ecosul, que vem causando enormes prejuízos ao estado.
O Chefe da Casa Civil afirmou que uma das prioridades do atual governo é tornar o estado competitivo para atrair novos investimentos, e sem dúvida, o custo logístico precisa ser reduzido. Vivian comprometeu-se a tratar este assunto com o governador, assegurando um retorno à questão para os transportadores.