Voando alto com o ensino profissional oferecido pelo SEST SENAT
abril 12, 2022O SEST SENAT financia formações para gestores de grandes empresas, além de cursos técnicos específicos para o modal aéreo. Investimento será ainda maior se entidade acessar contribuições aeronáuticas
Com mais de 25 anos dedicados à qualidade de vida e à capacitação dos trabalhadores do transporte, o SEST SENAT desenvolve várias iniciativas em prol do setor aéreo, embora as empresas do modal não participem da base de arrecadação da entidade. Atualmente, as contribuições aeronáuticas têm como destino o Fundo Aeronáutico.
Isso pode mudar, caso a emenda n.° 40 seja acolhida no texto final da medida provisória n.° 1.089/2021, que aguarda o parecer do relator, deputado federal General Peternelli (PSL/SP), na Câmara dos Deputados. Uma vez aprovada, a MP permitirá que as contribuições sejam transferidas ao SEST SENAT, com a garantia de que os recursos serão plenamente revertidos em atendimentos de saúde e educação profissional.
Desde a alta gestão até o nível técnico, o SEST SENAT busca agregar valor e conhecimento. Hoje, um dos seus carros-chefe são as especializações, ofertadas em parceria com o ITL (Instituto de Transporte e Logística), braço acadêmico do Sistema CNT. São elas: Gestão de Negócios; Gestão de Recursos Humanos; e Gestão de Finanças. Esses cursos contemplam uma gama de profissionais do setor aéreo – desde gerentes de Marketing a coordenadores de RH.
“A Especialização em Gestão de Negócios foi muito interessante para a minha carreira, pois, ao mesmo tempo em que trouxe um aprofundamento dos conhecimentos específicos do setor de transportes, permitiu a ampliação da visão geral de negócios para meu dia a dia profissional”, elogia Renata Florenzano Lorenzini, gerente de Marketing, Marca e Produto na Azul.
Aluno da Especialização em Gestão de Finanças, Luiz Amo, coordenador de Planejamento e Capacity de Aeroportos na Gol, frisa o valor do intercâmbio de saberes em sala de aula. “O curso nos faz abrir a mente para os outros modais. Estou adquirindo muito conhecimento com meus colegas e, também, tenho compartilhado minha experiência de 15 anos de aviação. É enriquecedor”, resume.
Já Silvia Gagliardi, gerente de Treinamento na Azul, classifica como “maravilhosa” sua passagem pela Especialização em Gestão de Recursos Humanos. “Profissionais de alto gabarito e com uma robusta experiência nos trouxeram uma visão diferenciada, além das discussões entre todos os participantes – professores e alunos. Já fiz algumas especializações, mas, com certeza, esta foi de longe a melhor, a que agregou no meu dia a dia um vasto conhecimento”, relata.
Também para técnicos
Além disso, para colaboradores que atuam na ponta da operação, o SEST SENAT oferece um portfólio com formações presenciais que abrem portas para quem deseja atuar no ramo: Técnico em Manutenção de Aeronaves Aviônicos; Técnico em Manutenção de Aeronaves Célula; Técnico em Manutenção de Aeronaves Grupo Motopropulsor (GMP); e Agente de Aeroporto.
O catálogo EaD é ainda mais vasto, com 33 opções de cursos que podem ser acessados pelo computador ou pelo celular. Eis alguns exemplos: Transporte Aeroviário: Conceitos de Química para Mecânicos; Transporte Aeroviário: Ferramentas e Procedimentos de Manutenção Comuns em Oficinas; Transporte Aeroviário: Conceitos de Controle de Voo; e Transporte Aeroviário: Introdução aos Combustíveis e Sistemas de Combustível de Aeronaves.
“Conheci o SEST SENAT por meio do curso de van escolar. Quando terminei, a recepcionista me passou informações sobre o modal aéreo. Fiz a inscrição e fui para o básico. Só que não tinha aquela paixão toda, por ser uma etapa mais teórico. Quando foi para a especialização, eu me apaixonei. Quando concluí o GMP, já quis fazer o Célula e o Aviônico. Fiz um de manhã e o outro à tarde. Fiz a prova da Anac, passei e, hoje, graças a Deus, estou contratada”, celebra Shirley Borges Magalhães.
Camila Maria Freire, engenheira mecânica, busca uma colocação no mercado e, para isso, mergulhou de cabeça nos cursos do SEST SENAT. “Atualmente faço o curso Técnico em Manutenção de Aeronaves Módulo Básico e estou amando. Eu já fiz o Familiarização de Motores Aeronáuticos e estou cursando, ainda, o Regulamentação Aeronáutica. Eu indico todos e vou fazer todos que os que o SEST SENAT abrir, porque são cursos preparam a gente para a nossa vida profissional.”
Fonte: Agência CNT Transporte Atual